Rio de Janeiro, 14 de Maio de 2011 - Bom dia! Na última quinta-feira, pouco antes da aula, li rapidinho no jornal Destak que a Dinamarca teria anunciado que voltaria a fazer controle em sua fronteira com a Alemanha e Suécia. Achei o assunto interessante e resolvi pesquisar em outros meios o que realmente estaria acontecendo já que os três países são membros da UE e do Tratado de Schengen e, por isso, teoricamente, não precisariam dessa fiscalização.
Claus Hjort Frederiksen ministro das finanças da Dinamarca disse que a medida teria sido tomada devido ao aumento de crimes transfronteiriços e crime organizado. Entretanto, muitos estão vendo a decisão como uma proteção a potenciais entradas de refugiados oriundos da Tunísia, Líbia e outros países em revolta no mundo Árabe. Há também os que acreditam que a ação tem motivações xenofóbicas.
O partido Dansk FolkeParti (Partido do Povo Dinamarquês) de onde a proposta nasceu é considerado por muitos cientistas políticos como um partido de extrema-direita. Seus principais objetivos, publicamente expressos são: Proteger a herança cultural do povo dinamarquês como a manutenção da família, monarquia e da Igreja da Dinamarca; impedir que o país se torne multiétnico através de limitação da imigração e promover assimilação cultural aos imigrantes aceitos; manter um forte sistema de bem-estar social para os dinamarqueses necessitados; promover empreendedorismo e crescimento econômico através do fortalecimento do sistema educacional e do encorajamento ao trabalho; proteção do meio-ambiente e recursos naturais.
De acordo com o jornal dinamarquês Politiken, o Dansk FolkeParti também fez um acordo com o governo de maneira que a Dinamarca apoiaria propostas francesas e italianas para revisão dos termos do Tratado de Schengen.
Já Ministro da Integração, Refugiados e Imigração da Dinamarca Soren Pind, disse em Bruxelas que a imprensa européia estaria fazendo um drama desnecessário sobre o assunto e que as medidas só visam melhor controle alfandegário.
Até mais,
Renato Vieira
http://europa.eu/legislation_summaries/justice_freedom_security/free_movement_of_persons_asylum_immigration/l33020_en.htm
Comentários