Tiradentes, Julho de 2016
Depois de uma passada rápida por
Teresópolis, o mês de Julho nos trouxe mais uma agradável viagem em família! Dessa vez, passaríamos seis dias em Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais por onde passa também a famosa Estrada Real. Tiradentes era mais um daqueles destinos que há tempos queríamos visitar mas na minha cabeça era muito longe para passar apenas um final de semana. Com uma folguinha na medida certa, tínhamos finalmente as condições perfeitas para ir até lá!
 |
Igreja de Santo Antonio conhecida como Igreja Matriz de Tiradentes |
Saímos do Rio numa segunda-feira, bem cedinho e viajamos por cerca de cinco horas até Tiradentes. Fizemos apenas uma parada durante o percurso e chegamos no nosso destino pouco depois do meio dia já com toda aquela expectativa de
saborear uma bela comida mineira no almoço!! Aliás, não vou falar da comida nesse post pois em se tratando de comida mineira nada mais justo do postagens dedicadas ao tema! hehe
 |
Amandinha no chalé, recém chegada de viagem |
Tiradentes é pequena. Tem
apenas sete mil habitantes e seu centro histórico pode ser explorado a
pé em um dia inteiro por quem não tem preguiça de andar e não possui algum tipo de
limitação física. Apesar disso, nosso plano era passar seis dias por lá para fazer as coisas bem devagar e associar os passeios com um período de descanso também!
 |
Pousada Villa Paolucci |
Falando em descanso, escolhemos a Pousada
Villa Paolucci para passar nossos dias na cidade. Ela não fica exatamente no centro histórico mas fica bem próximo dele. Decidimos por essa pousada pela beleza de suas instalações, sua grande e bem cuidada área verde e pelo seu estilo colonial que combina perfeitamente com a cidade!
A pousada tinha ainda outros atrativos que merecem destaque a começar pelo café da manhã que além de delicioso e variado, era servido com todo o cuidado em utensílios de época num belo salão colonial. Havia também um laguinho cheio de patinhos que Amanda sempre brincava antes de sairmos para explorar a cidade!
 |
Café da manhã Villa Paolucci |
O chalé também era muito legal mas
adiamos tanto tirar uma foto dele arrumado que acabamos indo embora sem
registra-lo. Ah, o único contra do chalé era o fato de não poder usar a lareira. Não me lembro agora se essa restrição era devido a
alguma lei na cidade ou o que era... o fato era que as noites eram frias
e o ar condicionado na função aquecedor as vezes não dava vazão.... enfim... antes o frio do que o calor! rsrs
 |
Amandinha e eu na entrada da Pousada Villa Paolucci |
Aproveitamos nossos dias em Tiradentes para saborear a tradicional culinária mineira, curtir lentamente o centro histórico da cidade e ainda fizemos o passeio de Maria Fumaça para conhecer a vizinha São João Del Rey... Nos próximos posts pretendo compartilhar nossas impressões de mais essa viagem que pra nós foi excelente!
Até mais
Renato Vieira
Comentários