Rio de Janeiro, 26 de Março de 2012 - Boa tarde!
Até a próxima,
![]() |
Banner britânico |
Espalhados pelas ruas do Rio de Janeiro, cartazes do governo britânico tentam incentivar os cariocas e brasileiros em geral a visitar as belezas naturais e as riquezas culturais da terra da rainha Elizabeth II.
O próprio Príncipe Harry foi enviado ao Brasil como trunfo da estratégia britânica para promover seus interesses comerciais aqui no país.
Enquanto os ingleses estão ávidos para tirar uma casquinha dessa onda crescente de gastos tupiniquins em terras estrangeiras, a Espanha parece continuar a dificultar a entrada de brasileiros em seu território.
O conflito entre os dois países já dura cerca de cinco anos. Casos de deportação de brasileiros por autoridades espanholas chamam atenção desde 2007.
Em 2008, por exemplo, 2.764 brasileiros foram deportados do aeroporto de Barajas em Madrid. Isso correspondia a 23% do total das deportações no principal aeroporto espanhol. Em 2009 foram 1.902 casos; 21% do total de deportados.
Na ultima semana, essa novela teve um capítulo de destaque. Apesar de alegar ter provido toda a assistência cabível, autoridades espanholas mantiveram Dona Dionísia de 77 anos por três dias no aeroporto de Barajas e depois a enviaram de volta ao Brasil.
![]() |
Dona Dionísia |
A aposentada que mora em Sumaré-SP, alega não ter podido tomar banho, trocar de roupa e não ter comido direito. Teve dores no corpo, passou mal e recebeu atendimento médico no próprio aeroporto.
Dona Dionísia estaria acompanhada da neta (legal na Espanha) mas ficaria hospedada na casa da filha e genro que, segundo autoridades espanholas, estariam ilegais em Madrid tendo inclusive uma ordem de expulsão expedido contra eles.
A Espanha é um país soberano e define suas próprias regras para permitir ou não a entrada de pessoas no país. Deve-se analisar no entanto que esse era um caso especial de uma senhora de quase 80 anos que poderia ter recebido melhor assistência. O próprio papel da família da idosa deve ser analisado com cuidado. Estão mesmo ilegais? Sabiam do risco que Dona Dionísia estava exposta dada a condição de legalidade ou não deles na Espanha?
Medidas de reciprocidade vem sendo aplicadas aqui nos nossos aeroportos e alguns espanhóis tem sido deportados de volta à Espanha. Essas medidas procuram aplicar a cidadãos espanhóis os mesmos critérios de filtro de entrada que são aplicados aos brasileiros que chegam na Espanha.
O Itamaraty já vem interagindo com o governo espanhol em busca de transparência nesses critérios com o intuito de informar os brasileiros que planejam entrar na Espanha e evitar arbitrariedade nas deportações em ambos os lados.
Até a próxima,
Renato Vieira
Comentários
Li que hoje muitos sao os espanhois vindo para o Brasil a procura de emprego. Faltou apenas comentar isso!