Rio de Janeiro, 26 de Setembro de 2011 - Bom dia pessoal! Existem alguns planos no papel para modernização e melhorias na região onde a cidade do Rio começou. Não gosto muito de dizer que esses planos são para a Copa 2014 ou Olimpíadas 2016 pois sempre fico com a impressão de que estamos atrasados e prefiro acreditar que ao saírem e se saírem do papel essas realizações serão melhorias pra a população carioca independentemente desses dois grandes eventos esportivos previstos.
De certa maneira, ouvindo os discursos e promessas, parece que todos os atrasos de infraestrutura da cidade serão resolvidos nos próximos 5 anos. Mas essa discussão não é o foco desse post. Vamos ver algumas das idéias que já estão por aí pra melhorar e modernizar o fluxo no centro do Rio:
VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS:
O VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) é um sistema de transportes urbano normalmente elétrico cuja infraestrutura dos trilhos e do próprio veículo são mais complexas que as usadas em sistema de bondes e menos complexas que as usadas para trens e metrô. Normalmente o VLT circula no centro da cidade com paradas estratégicas de maneira que se integre com sistemas de trens e metrô para alcance de áreas mais afastadas da região central.
Já usei esse tipo de transporte em cidades geograficamente e populacionalmente menores que o Rio de Janeiro como Amsterdam na Holanda; Zurique e Berna na Suíça. O "tram" como é chamado nesses lugares, funciona com eficiência, sempre no horário e de maneira tranquila circula no meio do tráfego morno de carros existente nessas cidades.
A cidade do Rio de Janeiro já usou o VLT como pré-metrô (hoje linha 2 do Metrô Rio).
A idéia agora é colocar pra funcionar um sistema pela Praça Mauá (Assistir vídeo: Projeto Porto Maravilha) passando pela Perimetral, Marechal Floriano, Central e Rodrigues Alves chegando até a Leopoldina, estação essa que será o terminal do também "ainda-no-papel" trem-bala Rio-SP. O Maracanã, Estação das Barcas, Aeroporto Santos Dumont e Marina da Glória também podem ser alcançados.
Tudo parece bem bonito e interessante. Porém, além de muitas outras coisas, um trabalho sério de reorganização do transito vai ser necessário para que o plano funcione. Como falei antes, pelo menos nas cidades que vi o sistema funcionar, o transito é muito tranquilo e organizado além do fluxo de pessoas ser bem menor que o fluxo da região central da cidade do Rio. Vias, capacidade e intervalo de tempo entre os "trams" deverão ser projetados de maneira adequada ou correremos o risco de piorar ainda mais a situação do transito na cidade que já não é das melhores faz tempo...
Sobre as previsões e prazos para isso tudo... bom, quem viver verá... eu gostaria de ver. A prefeitura está trabalhando na licitação. Deve sair no ano que vem já que será ano de eleições.
Até a próxima,
Renato Vieira
De certa maneira, ouvindo os discursos e promessas, parece que todos os atrasos de infraestrutura da cidade serão resolvidos nos próximos 5 anos. Mas essa discussão não é o foco desse post. Vamos ver algumas das idéias que já estão por aí pra melhorar e modernizar o fluxo no centro do Rio:
VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS:
O VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) é um sistema de transportes urbano normalmente elétrico cuja infraestrutura dos trilhos e do próprio veículo são mais complexas que as usadas em sistema de bondes e menos complexas que as usadas para trens e metrô. Normalmente o VLT circula no centro da cidade com paradas estratégicas de maneira que se integre com sistemas de trens e metrô para alcance de áreas mais afastadas da região central.
Já usei esse tipo de transporte em cidades geograficamente e populacionalmente menores que o Rio de Janeiro como Amsterdam na Holanda; Zurique e Berna na Suíça. O "tram" como é chamado nesses lugares, funciona com eficiência, sempre no horário e de maneira tranquila circula no meio do tráfego morno de carros existente nessas cidades.
Tram na Barenplatz, Berna 2010 |
Tram na Centraal Station, Amsterdam 2010 |
Tram na Zurich HB, Zurique, 2010 |
A cidade do Rio de Janeiro já usou o VLT como pré-metrô (hoje linha 2 do Metrô Rio).
Pré-metro, final década de 1980 início 1990 |
Pré-metro, final década de 1980 início 1990 |
A idéia agora é colocar pra funcionar um sistema pela Praça Mauá (Assistir vídeo: Projeto Porto Maravilha) passando pela Perimetral, Marechal Floriano, Central e Rodrigues Alves chegando até a Leopoldina, estação essa que será o terminal do também "ainda-no-papel" trem-bala Rio-SP. O Maracanã, Estação das Barcas, Aeroporto Santos Dumont e Marina da Glória também podem ser alcançados.
Tudo parece bem bonito e interessante. Porém, além de muitas outras coisas, um trabalho sério de reorganização do transito vai ser necessário para que o plano funcione. Como falei antes, pelo menos nas cidades que vi o sistema funcionar, o transito é muito tranquilo e organizado além do fluxo de pessoas ser bem menor que o fluxo da região central da cidade do Rio. Vias, capacidade e intervalo de tempo entre os "trams" deverão ser projetados de maneira adequada ou correremos o risco de piorar ainda mais a situação do transito na cidade que já não é das melhores faz tempo...
Sobre as previsões e prazos para isso tudo... bom, quem viver verá... eu gostaria de ver. A prefeitura está trabalhando na licitação. Deve sair no ano que vem já que será ano de eleições.
Até a próxima,
Renato Vieira
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