Córdoba, Agosto de 2016
Comecei a contar no
post anterior que eu
havia retornado a Argentina, dessa vez a trabalho, quatro meses depois
de ter passado
parte das férias por lá. Nessa ocasião, estaria a trabalho por
seis dias em Córdoba, cidade onde eu ainda não havia estado antes. Córdoba se tornaria então a sexta cidade argentina que eu estava tendo a
oportunidade de conhecer. Até aquele momento já tinha visitado
Buenos Aires,
Ushuaia,
El Calafate,
Bariloche e
San Martin de Los Andes.
 |
Códoba Business Tower - Mistura do antigo com o novo |
Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina tanto em termos populacionais quanto economicamente falando. Também é uma cidade universitária atraindo estudantes de todo o país. Como eu estive lá a trabalho, vi muito pouco do que a
cidade pode oferecer mas como pouco ainda é alguma coisa, vou deixar
registrado aqui alguns destaques do que vi, vivi e comi por lá... rsrs
 |
A arborizada Av Figueroa Alcorta em Córdoba margeando o Rio Cañada |
A primeira coisa que me chamou atenção andando pelo centro da cidade foi a arquitetura. Vi alguns prédios modernos, altos e espelhados erguidos sobre construções de arquitetura clássica e antiga. Em qualquer lugar do mundo é comum demolir a estrutura antiga e erguer a construção moderna. Em Córdoba parece que eles gostam de fazer diferente. O que eu achei mais bonito foi o Córdoba Business Tower que fica na Yrigoyen 146... a foto dele está no início desse post. O Yrigoyen 111 Hotel segue a mesma filosofia e também chama bastante atenção!
 |
Yrigoyen 111 Hotel - mais um exemplo da junção do velho e do novo em Córdoba |
Il Nonnino Pizzas
Mudando de assunto, em Córdoba também achei alguns bons lugares para comer! O primeiro que vou destacar é o Il Nonnino Pizzas que fica na José Manuel Estrada, 52. Lugar descontraído onde comemos um gostoso bife a milanesa num almoço. O Il Nonnino foi recomendado por um amigo com quem eu havia trabalhado no Brasil mas já estava morando em Córdoba há mais de um ano até então.
 |
Da esquerda pra direita Felipe, o que recomendou, eu e Wandélio que estava viajando comigo para o mesmo projeto |
Alcorta Carne y Vinos
Para o jantar encontramos dois restaurantes na Avenida Figueroa Alcorta que merecem destaque! O primeiro foi o Alcorta Carne y Vinos onde pedimos um dos pratos que mais saem na casa, o Gran Bife de Chorizo Alcorta que é um bife de chorizo, coberto com uma lasca de tomate e duas generosas fatias de bacon acompanhado de batatas fritas portuguesas. Para tomar uma taça de vinho. Escolhemos o Punto Final Malbec da bodega Renacer safra 2015! Tudo excelente mas não acabou por aí!
 |
Experimentando o Gran Bife de Chorizo Alcorta |
 |
Experimentando o Gran Bife de Chorizo Alcorta |
Disse que não acabou pois a sobremesa também foi especial e pra mim muito surpreendente! Encontramos no cardápio nada mais nada menos que Arroz Dulce... o nosso famoso arroz doce! Especial pois esse doce me lembra infância, me lembra merenda de escola quando criança. Surpresa pois o último lugar que minha cabecinha limitada poderia imaginar encontrar esse doce que pra mim é super brasileiro, seria num restaurante em Córdoba! Enfim, não só encontrei como gostei muito! Extremamente bem feito e com raspinhas de limão! Muito bom! Fazia muitos anos que não comia! Talvez uns 20 anos!
 |
Um expresso para acompanhar o Arroz Dulce - perfeito! |
La Mamma
O segundo restaurante da Av Figueroa Alcorta que vai ter destaque aqui é o La Mamma. Pelo nome dá pra sugerir que é um restaurante italiano e realmente é. Mas... estamos na Argentina e eu adoro carne, então fui de carne mesmo e não me arrependi! Pedi um Filletto Gruyère que é um filé mignon recheado com queijo gruyère e coberto por pimentão! Para tomar, escolhemos o vinho Perro Callejero que literalmente significa cachorro vira-lata! A bodega que faz esse vinho também tem nome engraçado de fácil tradução: Mosquita Muerta Wines. rsrs Esse vinho é um blend de Malbec colhidos de diferentes parcelas de terras. Apesar dos nomes bizarros o vinho é excelente e casou muito bem com o prato!
 |
Filleto Gruyere no La Mamma em Córdoba na Argentina |
E assim encerro meus breves relatos sobre essa curta passagem por Córdoba. Quem sabe no futuro não voltamos lá pra conhecer melhor a cidade? No próximo post tem mais Argentina. Antes de voltar pra casa ainda parei um pouco em Buenos Aires onde faria conexão pro Brasil e é sobre esse meio tempo que vou escrever um pouco.
Abcs,
Renato Vieira
Comentários