Pular para o conteúdo principal

Um fim de semana frio e animado em Teresópolis

Teresópolis, Julho de 2016

No primeiro final de semana de Julho conseguimos dar uma escapada da rotina e subir a serra em direção a Teresópolis! Era inverno, a estação do ano que eu particularmente mais gosto, e aproveitaríamos um tempinho curto em Terê onde o frio costuma marcar presença nessa época...  Era a primeira vez da Amandinha por lá....Bea e eu já tínhamos ido juntos poucos anos atrás antes da Amandinha nascer...

Nós e o Dedo de Deus em Teresópolis
Chegamos em Teresópolis por volta das 20hs de uma sexta-feira e fomos recebidos com bastante frio! Quando passamos pela Av Oliveira Botelho, a principal do Bairro Alto, os termômetros já marcavam surpreendentes 7°C!

Ficamos hospedados numa casa no bairro Golfe que é um tanto afastado do centro e mais próximo de uma região de mata. Depois de nos instalar, ainda aproveitamos o restinho de noite e saímos para saborear um rodízio de fondue no restaurante Índalo! Primeira rodada fondue de queijo, depois carne e por último fondue de chocolate! Pronto! Já tínhamos armazenado energia suficiente para nos aquecer a noite! rsrs

Comendo fondue em Teresópolis
Começando o sábado

A casa onde ficamos era toda em pedra, isolada, no meio de uma bonita área verde.... Esses fatores intensificavam ainda mais a sensação gelada... Para dormir tivemos que usar toda a nossa indumentária de frio! rs

No sábado pela manhã até passar a manteiga no pão era um certo desafio já que estava dura igual uma pedra devido a baixa temperatura....rsrs Depois do café e antes de explorar um pouquinho a cidade, curtimos os primeiros raios de sol no gramado ao redor da casa na esperança de nos aquecer um pouco! rs

Amandinha numa manhã gelada de sol em Teresópolis

Pegando um solzinho em Terê
La Cave Bistrô

Para o almoço de sábado, subimos novamente pro Alto e tivemos a felicidade de encontrar o La Cave Bistrô que, apesar de estar na rua principal, tem uma fachada discreta, estreita, quase escondida. Lá dentro, uma loja de vinhos, arrumadinha, com luz baixa, bem aconchegante que também serve (poucos) pratos, sempre precedidos de uma entrada.

La Cave - Repare no... "Nada de vinho antes das nove" :)
Adega do La Cave
Para a nossa sorte não era apenas um espaço bonito! A comida e o atendimento foram muito bons também! Como mencionei, há poucas opções no cardápio mas o que escolhemos estava muito bem feito e saboroso! Minha entrada e prato principal estavam uma delícia. Da Bea não foi diferente. Já adianto que a comida do La Cave foi a melhor que experimentamos nessa nossa curta passagem por Teresópolis!

Minha entrada e o vinho que tomamos
Delicioso filé do La Cave
Estou escrevendo esse post com pouco menos de um ano de atraso! Estamos em Março de 2017 e fizemos essa viagem em Julho de 2016. Com tanto tempo de diferença detalhes dos ingredientes dos pratos acabam fugindo a mente. Em compensação, a lembrança de satisfação que ficamos ao comer ainda permanece bem viva! Fora o gostinho de quero mais que retorna a boca! rsrs Em linhas gerais, minha entrada foi um creme de batatas e meu prato principal um filé com um molho muito saboroso! O vinho não tem erro, graças a foto! Foi um italiano, Primitivo di Salento! Casou muito bem com o prato! Foi um almoço show !

Carreta Furacão de Teresópolis

Depois do almoço, andamos até a Vila Itália que é um complexo culinário na mesma Av Oliveira Botelho um pouco mais próximo da praça Higino da Silveira. Paramos ali para o costumeiro café pós almoço com direito a docinho pra Amanda. Enquanto ali estávamos, eis que entra um louco vestido de Michael Jackson, dançando freneticamente enquanto uma espécie de trio elétrico passava na rua, com música alta e muitos personagens fazendo a maior zoeira. Amandinha ficou animada e resolvemos andar até a praça quando vimos mais personagens infantis, dentre eles a Luna, do desenho O Show da Luna que era o desenho favorito da Amanda a época.

Amanda e Bea tietando a Luna
Com aquela animação toda resolvemos embarcar na carreta que levava crianças, seus pais e curiosos em geral para uma voltinha pelo Alto, Comary e redondezas enquanto personagens como a Peppa, Superman, Batman, Lanterna Verde, Miney, Elza do Frozen e etc executavam suas performances ao som das mais variadas músicas. A criançada se divertia muito olhando toda aquela bagunça feita pelos personagens! Foi bem divertido!

Carreta Furacão em Teresópolis
Enquanto estávamos na carreta, ainda antes de iniciar o passeio, fiz um vídeo curtinho da bagunça feita pela galera, fechando a rua, pulando e dançando enquanto carros tentavam circular ...rsrs Quem imaginaria a Miney, Elza do Frozen, Homem de Ferro e o Lanterna Verde dançando funk? Pois é.... nós vimos isso numa tarde de sábado fria em Teresópolis... rsrs

Feirinha do Alto - Feirarte

Depois do passeio "eletrizante" rsrs com a carreta furacão, retornamos pro ponto inicial na Praça Higino da Silveira. Era fim de tarde mas ainda estava rolando a tradicional Feirinha do Alto que acontece nessa praça normalmente nos finais de semana. Ali vende-se de tudo. Roupas, artesanatos, móveis, comida... nessa época do ano ainda podemos encontrar guloseimas típicas do tempo mais frio como canjica, que eu particularmente gosto muito! Tomei um copinho e ainda catei um pastelzinho de Belém pra comer! rsrs

Feirinha do Alto

Vinho e lareira na noite de sábado

A tarde do sábado em Terê havia sido gelada e o cair da noite trouxe ainda mais frio... de volta pra casa onde estávamos, o clima era propício para curtir uma lareira,  jogar conversa fora e aproveitar um vinhozinho... Foi nesse momento que Amandinha e Bea proporcionaram um momento engraçado e inusitado: Enquanto Bea curtia sua tacinha de vinho, Amandinha bebia suco em seu copinho de plástico quando uma das duas teve a brilhante ideia de fazer um brinde entre a taça e o copinho.... Estava eu registrando fotograficamente esse momento mãe e filha quando a Bea me olha de maneira estranha e Amanda espantada fixa o olhar na taça da mãe.... demorei a entender o que havia ocorrido mas na sequencia percebi.... A taça da Bea havia se quebrado durante o brinde com o impacto do copo da Amanda... Tudo registrado em fotos rsrsrs

Na esquerda momentos antes do brinde. Na direita a taça de vinho já tinha ido para o beleléu! rsrs
Chão seco, roupa limpa, taça quebrada no lixo, taça nova cheia e pronto! Agora era só curtir a lareira antes de ir pra cama!

Lareira pra aquecer
Urikania

Chegávamos então ao Domingo, o último dia dessa nossa curta passagem por Terê e como sempre tentamos fazer, almoçamos na cidade antes de pegar a estrada de volta pra casa. Conhecemos um novo restaurante e de quebra uma nova pousada. Isso porque fomos fazer nossa refeição no restaurante da pousada Urikania que fica no bairro Parque do Imbuí, bem pertinho do Golfe onde estávamos.

Restaurante da Pousada Urikania
Assim como a casa onde ficamos, a pousada fica rodeada de área verde o que confere um clima bem pacífico e de relaxamento. O restaurante era bem enfeitado e diferentemente do que imaginávamos, os preços dos pratos não eram nenhum absurdo. Comida gostosa e muito bem servida. Bea e eu pedimos filé... o meu veio acompanhado de purê de batata barôa e o dela acompanhado de nhoque de abóbora!

Meu prato e da Bea - Restaurante da Pousada Urikania
Já almoçados, ainda sobrou um tempinho de dar uma voltinha na pousada aproveitando aquele clima ameno e agradável antes de voltar pro Rio! Foi um fim de semana muito legal e apenas a primeira de algumas viagens que acabamos fazendo nesse mês de Julho de 2016! Nos próximos posts vou contando sobre as outras! Até mais!

Amandinha e eu - Pousada Urikania
Abcs

Renato Vieira

Postagens mais visitadas deste blog

Bariloche: Isla Victoria e Bosque Arrayanes

Bariloche, Abril 2016 No post anterior falei um pouco da nossa chegada em Bariloche iniciando o nosso tão esperado período de férias. A partir de agora vou registrar alguns dos passeios que fizemos na região que é riquíssima em belezas naturais como é comum em toda a Patagônia! Não vai dar pra falar de tudo em apenas um post então essa é apenas uma primeira parte. Passeio de barco a Isla Victoria A Isla Victoria é uma ilha protegida pela reserva ambiental do Parque Nacional Nahuel Huapi. Compramos o passeio pra lá na agencia de turismo Turisur que tem pelo menos duas lojas no centrinho da Bariloche. Para chegar até a ilha, um ônibus da agencia nos levou do apartamento até o Puerto Pañuelo que fica próximo ao famoso Hotel Llao Llao. Do Puerto Pañuelo embarcamos num catamarã de outra agencia, a CAU-CAU, e iniciamos a navegação pelo lago Nuhuel Huapi. Apertando Amandinha na entrada do Puerto Pañuelo Já na Isla Victoria, as atividades foram: caminhadas em trilhas leves

Pôr do Sol ao som de Bolero de Ravel - Praia do Jacaré - João Pessoa

João Pessoa, Maio de 2016, Vista da Praia de Tambaú a partir do hotel - Maio de 2016 O último final de semana das nossas férias havia chegado e com ele um novo destino: João Pessoa, capital da Paraíba... distante um pouquinho mais de duas horas de estrada vindo de Pipa . Eu já havia visitado João Pessoa antes, em 2008. Na ocasião estava a trabalho mas graças aos colegas paraibanos da empresa que eu trabalhava a época, consegui conhecer alguns dos pontos principais de JP numa verdadeira maratona depois do horário de trabalho! Lembro que daquela vez almoçamos peixe na Praia de Tambaú, fomos até a Ponta do Seixas (ponto mais oriental de toda a América) e curtimos o famoso Pôr do Sol da Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel... Flashback: Ponta do Seixas 2008 Flashback: Praia de Tambaú 2008 Voltando para 2016, mais uma vez a passagem pela capital paraibana seria curta ... ficaríamos apenas 30 horas na cidade... Pipa, onde estávamos até então, fica exatamente no me

Confeitarias de Bariloche - Chocolates Rapa Nui

Bariloche, Abril de 2016 Neste e no próximo post estarei fechando os relatos sobre Bariloche, falando sobre lugares especiais na cidade onde curtimos nossos chocolates, alfajores, doces de leite, cafés e tudo de açucarado que combina tão bem com o frio que faz por lá! Vou comentar basicamente sobre três lojas que ficam na calle Mitre , a uma curta caminhada de distância uma da outra... Vamos começar com a Chocolates Rapa Nui de Bariloche ! Chocolates Rapa Nui A maior das confeitarias que visitamos em Bariloche foi a Rapa Nui . Fomos lá pelo menos três vezes na semana em que estivemos na cidade, sempre depois do almoço para tomar um café e saborear uma sobremesa no belo e amplo salão da confeitaria, todo no estilo Art Nouveau ! Balcão na entrada da Rapa Nui Bonito vitral no teto do salão da confeitaria Rapa Nui em Bariloche Parte do salão da confeitaria Rapa Nui Escolhendo o próximo pedido na RapaNui A Rapa Nui começou em Bariloche produzindo chocol

Bariloche: Cerro Tronador e Ventisquero Negro

Bariloche, Abril de 2016 Ainda sobre os passeios em Bariloche... Cerro Tronador e Ventisquero Negro (Glaciar Negro) Assim como os passeios para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes , compramos o tour para o Cerro Tronador na Turisur. Esse era o passeio que eu mais tinha expectativas desde o início do planejamento do roteiro da viagem! Como seria quase um dia inteiro passeando a céu aberto, deixamos pra fazê-lo no dia com menor probabilidade de chuva possível e graças a Deus deu certo! Na estrada: Ao fundo a cabeceira sul do Cerro Catedral e o Lago Gutierrez O Cerro Tronador é um vulcão extinto de aproximadamente 3.490 metros, localizado em um dos pontos fronteiriços entre Argentina e Chile. No cume desse vulcão, há precipitação de neve o ano todo o que gera uma acumulação de gelo. Esse gelo acumulado por sua vez forma o Glaciar Manso . Como o Glaciar Manso está no cume do vulcão e constantemente em movimento, há sempre queda de gelo para a base do vulcão. O ruído

Bariloche: Seis dicas de onde comer boa carne!

Bariloche, Abril de 2016 Concluídos os relatos sobre os passeios mais importantes que fizemos em Bariloche , quero entrar agora em uma outra parte da viagem que foi igualmente gostosa: Os restaurantes! Em Bariloche comemos em lugares bem legais e com preços bem acessíveis se comparados com restaurantes do mesmo padrão no Rio de Janeiro por exemplo... E a nossa dieta em Bariloche foi estritamente carnívora! Se no nosso prato não tinha algum corte tradicional do churrasco argentino, pode contar que tinha o folclórico Cordeiro Patagônico! hehe Restaurante da hosteria La Casita Andando pelo centrinho de Bariloche, próximo a hora do almoço, descobrimos sem querer esse restaurante pequeno, arrumadinho, todo decorado no estilo alpino, dentro de uma hosteria (pousada). Lá entramos e fomos muito bem recebidos num ambiente aconchegante, rústico e com atendimento familiar!   Nós no restaurante da hosteria La Casita em Bariloche Vista da janela onde estávamos no La Casita