Petrópolis, Dezembro de 2015
Na reta final do ano de 2015 ainda conseguimos fazer umas boas viagens curtas. A primeira foi no início de
Dezembro quando subimos a serra e fomos até Petrópolis para um
final de semana muitíssimo agradável. Amanda, Bea e eu já tínhamos visitado Petrópolis juntos em
Setembro de 2014. Na ocasião Amandinha ainda estava na barriga da Bea e
nós nos hospedamos no Hotel Casablanca Koeler, uma pousadinha bem legal no centro. Dessa vez
voltamos a cidade e escolhemos a Pousada da Alcobaça que fica um pouco
mais afastada do centro, lá no bairro de Correas.
Entrada da Pousada da Alcobaça |
Descobrimos essa fantástica pousada no Guia Quatro Rodas. Na verdade tínhamos até poucas informações sobre o lugar mas ainda assim, com o pouco que vimos, resolvemos ir até lá e conhecer.
Chegamos bem tarde numa sexta-feira a noite depois de enfrentar uma cerração daquelas na estrada. Fomos recebidos no belo restaurante da pousada com uma sopinha quente e revigorante! Apesar da proximidade do início do verão, a temperatura lá em cima estava baixa!
![]() |
Uma bela sopa, num belo ambiente! |
Sabendo que estávamos com a Amanda, a equipe de cara colocou a cozinha a nossa disposição caso, durante a madrugada, quiséssemos preparar algo para a neném. A propósito, que bela cozinha tem a Pousada da Alcobaça! Espaçosa e decorada naturalmente com os próprios utensílios, originais, que remetem a um outro tempo, dando um aspecto retrô ao ambiente!
O quarto que ficamos também segue esse estilo retro. Bastante amplo, com poltrona, mesa, bercinho de madeira e janelas antigas, também de madeira, com vista para o verde que rodeia o casarão. O banheiro também é bem interessante, com aquela portinha tipo de bar do velho oeste! hehe Muito legal e aconchegante.
O saguão da pousada, que seria na verdade a sala de estar do casarão, é bem amplo, arejado, naturalmente iluminado e muito bem decorado com bonitos quadros, vasos, uma grande lareira, confortáveis sofás além de outros adornos. O piso impecavelmente limpo onde a Amandinha, que a época ainda não andava, se esbaldou engatinhando de cima abaixo e também brincou com uma outra neném que estava hospedada.
O restaurante da pousada e as pessoas que lá trabalham também merecem grande destaque! A comida é super saborosa desde o café da manhã, que inclui frutas cultivadas na própria propriedade, até o jantar. O almoço era muito bem feito e aliava sofisticação com aquele tempero que te lembra sua casa... Não sei explicar... Sei que guardo boas memórias da cozinha dessa pousada! Para a Amandinha, nas manhãs e tardes pedíamos um mingau de aveia que ela comia com gosto, assim como o cheiroso purê de batatas, feijão preto cremoso e cubinhos de frango que ela comeu nos dois almoços. Parecia comida de vó! Sempre feita com carinho e servida com muita simpatia pela excelente equipe.
Outro ponto alto da Pousada é o fato dela estar localizada em meio a natureza exuberante da serra verde imperial, cercada por jardins floridos e bromélias. Tudo contribuindo para uma estadia relaxante em família que ausentava inclusive a necessidade de sair do local! Saímos na verdade apenas duas vezes. Uma pra comer uma pizza com um casal de amigos em Itaipava no sábado a noite e outra pra ir na feirinha de Itaipava, domingo de manhã, garimpar roupinhas pra Amandinha Durante nossa estadia ainda conhecemos rapidamente a Dona Laura que é a dona
da pousada e está sempre às voltas acompanhando os hospedes com muita
simpatia.
Bea e eu temos um pensamento em comum de sempre procurar conhecer lugares diferentes, ficando em pousadas, hotéis ou AirBnb diferentes pois acreditamos que há muito o que explorar e novos lugares trazem experiências novas, pessoas novas, chances novas e etc. Porém, nós dois concordamos que se for pra quebrar essa nossa "regrinha", um dos lugares onde isso aconteceria seria, sem dúvida, na Pousada da Alcobaça. Curtimos muito nossa estadia por lá e recomendamos de olhos fechados para quem quiser ficar num lugar bonito, aconchegante e tranquilo em Petrópolis!
Até a próxima,
Renato Vieira
Comentários