Pular para o conteúdo principal

Visconde de Mauá: Nosso Ranking de Restaurantes

Visconde de Mauá, Dezembro 2015

Finalmente chegamos no relato mais saboroso dessa viagem que fizemos a Visconde de Mauá. hehe De todas as viagens que fiz na vida, guardando as devidas proporções é claro, o único lugar que tinha uma concentração tão grande de bons restaurantes por metro quadrado como Visconde de Mauá foi a Zona G em Bogotá

Os melhores restaurantes de Visconde estão na chamada Alameda Gastronômica que é a ruazinha principal de Maringá de Minas mas isso não significa que não encontramos algo que nos agradasse  do lado de Maringá Rio também. Minha ideia aqui é comentar sobre esses restaurantes fazendo também um pequeno ranking (TOP 6) dentre aqueles que mais gostamos. Além da comida, também levamos em consideração aspectos como o ambiente, a decoração e o atendimento.

#6 - Café Maringá Bistrô

Em sexto lugar um dos restaurantes mais ecléticos da região pois o cardápio abrange refeições de diferentes horários do dia como café, lanche, almoço e jantar. Bea e eu almoçamos no Café Maringá uma vez e comemos uma massinha gratinada com uma truta - peixe que é um dos símbolos da região e estão sempre presentes nos pratos dos variados restaurantes. Amandinha tomou uma sopinha de abóbora. O Café Maringá fica na Alameda Gastronômica, quase em frente a pousada que estávamos hospedados.

Almoço no Café Maringá
#5 - Paladar da Montanha

O Paladar da Montanha que aparece em quinto lugar no nosso ranking fica em Maringá do Rio, na estrada Maringá-Maromba e é o único do lado do Rio que entrou na nossa seleta listinha. A comida é excelente: Saborosa, com aquele ar de caseira e muito bem servida! 

Comemos um filé mignon na brasa com os acompanhamentos tradicionais: Fritas, feijão, arroz, molho a campanha e etc. A decoração do ambiente e o atendimento são mais simples se compararmos com os restaurantes da Alameda mas o sabor e preço da comida compensam facilmente! :)

#4 -Le Petit Restaurante

O restaurante com a decoração mais descontraída que visitamos. Vários quadros faziam alusão a revolução comunista e diversas miniaturas de sapos espalhadas pelo ambiente em homenagem ao fundador do restaurante, Sapo Carneiro. Na entrada também há uma placa dizendo que o restaurante é um consulado de Niterói cidade de coração do Sapo. 

As mesas e cadeiras de madeira, bem como as janelas e todo o ambiente pareciam mais que pertenciam a uma casa do que a um restaurante, o que foi bem legal e diferente de se ver. Comida ótima e bem servida. Visitamos o restaurante no nosso último dia em Visconde, pouco antes de pegar a estrada de volta pra casa.

Amandinha observando minha cara de palhaço aguardando o almoço
Le Petit Restaurante

#3 - Bistrô das Meninas

O Bistrô das Meninas pertence a duas mulheres que estavam numa viagem gastronômica pela França no período que visitamos o restaurante. Aliás, a França não só inspira os pratos do bistrô mas também a sua decoração. Um dos destaques dessa decoração fica por conta da grande estante de livros e sofás que estão dentro do ambiente. 

Um quadro com a Torre Eiffel desenhada no Bistrô das Meninas
Bistrô das Meninas
Visitamos o Bistrô numa noite bem fria e a nossa pedida para aquecer foram sopas: Bea pediu de batata baroa e eu pedi de cebola. Para acompanhar, duas tacinhas de um bom vinho português e baguetes quentinhas, feitas no próprio restaurante.

Pão e Vinho, aguardando nossas sopas no Bistrô das Meninas
#2 - Borbulha Restaurante & Café

Visconde de Mauá tem um forte apelo aos casais. Citei aqui que foi difícil inclusive encontrar uma pousada que aceitasse bebê pois toda a vila é voltada para um clima mais romântico e de alguma forma eles temem que um bebê possa acabar sendo barulhento e eventualmente quebrar o clima. Bom, falei tudo isso só pra dizer que o Borbulha, segundo colocado no nosso ranking, é todo decorado com corações vermelhos, iluminação baixa e especial para jantares românticos. Ainda assim a Amanda ganhou do garçom uns bonequinhos da família da Peppa Pig para se distrair enquanto comíamos. rs

 Borbulha, na Alameda Gastronômica
O chef Edisson também mantém o Museu do Vinil dentro do restaurante. Os clientes são convidados a escolher um vinil de sua preferência e simplesmente colocar pra tocar para embalar a sua refeição. Ainda nesse clima musical, muitos pratos recebem nomes de grandes astros da música como Tom Jobim, Vinícius de Morais, Elvis, Sinatra e etc.

Bea e eu pedimos um Vinícius de Morais: Filé mignon acompanhado de Rolê de Banana no presunto, com creme de queijo  e gratinado no forno. Para acompanhar levamos um Gran Reserva Serie Riberas, Syrah, safra 2011 da Concha y Toro. Estávamos guardando esse  vinho para uma oportunidade especial e decidimos levá-lo para o Borbulha.

               #### 1 - Chef Mauro Júnior: O grande campeão do nosso ranking! :) ####

Visitamos o restaurante do Chef Mauro Júnior para um almoço tardio depois de ter curtido a Cachoeira Santa Clara. Era início de semana, dia de pouco movimento na região e estávamos somente nós e outra família no restaurante. Fomos atendidos pela esposa do Mauro Jr enquanto a filha deles estava no caixa e ele cozinhava. 

Entradinha no Mauro Jr
Amandinha sendo engolida pela mesa! hehe
De entrada, comemos um creme de inhame com queijo, ainda do lado de fora do restaurante. Quando começou a cair um temporal, fomos para a parte interna e pedimos o prato principal. Bea pediu uma truta ao chutney de cebola e risoto de funghi. Eu pedi uma truta com creme de queijo gratinada e batata aos murros. Para acompanhar, um vinhozinho branco. Para sobremesa, escolhemos Manga grelhada com coulis de maracujá e sorvete de creme.

Delícias de ver e de comer
Prato da Bea
Nossa deliciosa sobremesa
A refeição que fizemos no restaurante do Mauro Júnior foi simplesmente a mais saborosa  dentre todas as delícias que experimentamos nessa viagem por Visconde de Mauá e olha que comemos muito bem todos os dias por lá! Tudo combinava, tudo era fresquinho, tudo dava vontade de comer mais.... não teve nada que pudéssemos dizer que poderia ser melhor. Muito bom mesmo!

No próximo post pretendo falar um pouco da última viagem que fizemos em 2015 que também foi a primeira de 2016! hehe

Abcs

Renato Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pôr do Sol ao som de Bolero de Ravel - Praia do Jacaré - João Pessoa

João Pessoa, Maio de 2016, Vista da Praia de Tambaú a partir do hotel - Maio de 2016 O último final de semana das nossas férias havia chegado e com ele um novo destino: João Pessoa, capital da Paraíba... distante um pouquinho mais de duas horas de estrada vindo de Pipa . Eu já havia visitado João Pessoa antes, em 2008. Na ocasião estava a trabalho mas graças aos colegas paraibanos da empresa que eu trabalhava a época, consegui conhecer alguns dos pontos principais de JP numa verdadeira maratona depois do horário de trabalho! Lembro que daquela vez almoçamos peixe na Praia de Tambaú, fomos até a Ponta do Seixas (ponto mais oriental de toda a América) e curtimos o famoso Pôr do Sol da Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel... Flashback: Ponta do Seixas 2008 Flashback: Praia de Tambaú 2008 Voltando para 2016, mais uma vez a passagem pela capital paraibana seria curta ... ficaríamos apenas 30 horas na cidade... Pipa, onde estávamos até então, fica exatamente no me

Bariloche: Isla Victoria e Bosque Arrayanes

Bariloche, Abril 2016 No post anterior falei um pouco da nossa chegada em Bariloche iniciando o nosso tão esperado período de férias. A partir de agora vou registrar alguns dos passeios que fizemos na região que é riquíssima em belezas naturais como é comum em toda a Patagônia! Não vai dar pra falar de tudo em apenas um post então essa é apenas uma primeira parte. Passeio de barco a Isla Victoria A Isla Victoria é uma ilha protegida pela reserva ambiental do Parque Nacional Nahuel Huapi. Compramos o passeio pra lá na agencia de turismo Turisur que tem pelo menos duas lojas no centrinho da Bariloche. Para chegar até a ilha, um ônibus da agencia nos levou do apartamento até o Puerto Pañuelo que fica próximo ao famoso Hotel Llao Llao. Do Puerto Pañuelo embarcamos num catamarã de outra agencia, a CAU-CAU, e iniciamos a navegação pelo lago Nuhuel Huapi. Apertando Amandinha na entrada do Puerto Pañuelo Já na Isla Victoria, as atividades foram: caminhadas em trilhas leves

Confeitarias de Bariloche - Chocolates Rapa Nui

Bariloche, Abril de 2016 Neste e no próximo post estarei fechando os relatos sobre Bariloche, falando sobre lugares especiais na cidade onde curtimos nossos chocolates, alfajores, doces de leite, cafés e tudo de açucarado que combina tão bem com o frio que faz por lá! Vou comentar basicamente sobre três lojas que ficam na calle Mitre , a uma curta caminhada de distância uma da outra... Vamos começar com a Chocolates Rapa Nui de Bariloche ! Chocolates Rapa Nui A maior das confeitarias que visitamos em Bariloche foi a Rapa Nui . Fomos lá pelo menos três vezes na semana em que estivemos na cidade, sempre depois do almoço para tomar um café e saborear uma sobremesa no belo e amplo salão da confeitaria, todo no estilo Art Nouveau ! Balcão na entrada da Rapa Nui Bonito vitral no teto do salão da confeitaria Rapa Nui em Bariloche Parte do salão da confeitaria Rapa Nui Escolhendo o próximo pedido na RapaNui A Rapa Nui começou em Bariloche produzindo chocol

Bariloche: Cerro Tronador e Ventisquero Negro

Bariloche, Abril de 2016 Ainda sobre os passeios em Bariloche... Cerro Tronador e Ventisquero Negro (Glaciar Negro) Assim como os passeios para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes , compramos o tour para o Cerro Tronador na Turisur. Esse era o passeio que eu mais tinha expectativas desde o início do planejamento do roteiro da viagem! Como seria quase um dia inteiro passeando a céu aberto, deixamos pra fazê-lo no dia com menor probabilidade de chuva possível e graças a Deus deu certo! Na estrada: Ao fundo a cabeceira sul do Cerro Catedral e o Lago Gutierrez O Cerro Tronador é um vulcão extinto de aproximadamente 3.490 metros, localizado em um dos pontos fronteiriços entre Argentina e Chile. No cume desse vulcão, há precipitação de neve o ano todo o que gera uma acumulação de gelo. Esse gelo acumulado por sua vez forma o Glaciar Manso . Como o Glaciar Manso está no cume do vulcão e constantemente em movimento, há sempre queda de gelo para a base do vulcão. O ruído

Bariloche: Seis dicas de onde comer boa carne!

Bariloche, Abril de 2016 Concluídos os relatos sobre os passeios mais importantes que fizemos em Bariloche , quero entrar agora em uma outra parte da viagem que foi igualmente gostosa: Os restaurantes! Em Bariloche comemos em lugares bem legais e com preços bem acessíveis se comparados com restaurantes do mesmo padrão no Rio de Janeiro por exemplo... E a nossa dieta em Bariloche foi estritamente carnívora! Se no nosso prato não tinha algum corte tradicional do churrasco argentino, pode contar que tinha o folclórico Cordeiro Patagônico! hehe Restaurante da hosteria La Casita Andando pelo centrinho de Bariloche, próximo a hora do almoço, descobrimos sem querer esse restaurante pequeno, arrumadinho, todo decorado no estilo alpino, dentro de uma hosteria (pousada). Lá entramos e fomos muito bem recebidos num ambiente aconchegante, rústico e com atendimento familiar!   Nós no restaurante da hosteria La Casita em Bariloche Vista da janela onde estávamos no La Casita