Bogotá, Abril de 2015
Juan Valdez
A Colômbia é o terceiro maior produtor de café do mundo perdendo
apenas para o Brasil e para o Vietnã. No quesito orgulho de seu café no entanto, os colombianos são os primeiros colocados. Eles têm total fascínio pelo café nacional. Por ser uma cidade com temperaturas mais baixas e concentrar grande quantidade de empresas e prédios de departamentos públicos, Bogotá
tem várias lojas de café espalhadas pela cidade que estão sempre cheias
principalmente durante a manhã, após o almoço e no final de tarde. O
mais legal disso tudo é que a loja de café mais popular e com mais
franquias / unidades na cidade não é a americana Starbucks e sim a Juan Valdez, um
coffee shop 100% colombiano que comercializa café colombiano e foi criado pela própria associação colombiana de produtores de café tendo como sua bandeira principal a valorização e divulgação do café nacional.
Logo da associação colombiana de café |
Logo Juan Valdez |
Demorei alguns dias para encontrar um Starbucks em Bogotá (não que estivesse procurando). O mercado de coffee shop em Bogotá é totalmente dominado pela Juan Valdez. É importante destacar entretanto que o estilo das lojas, modelo de atendimento e até mesmo os produtos Juan Valdez são muito parecidos com os da Starbucks. Entrar na Juan Valdez é como entrar numa Starbucks só que avermelhada. hehe Ainda assim, o grande lance é que o café é deles, produto nacional.
Fiquei me perguntando porque no Brasil um grande empresário ou até mesmo a própria associação brasileira de café não criou ainda uma marca forte para consumo nacional ou uma cadeia de coffee shops como a Juan Valdez já que somos os maiores produtores de café do mundo! O Starbucks compra o nosso café barato, coloca a marca deles e vende de volta pra gente bem caro!
Nada contra o Starbucks e também não é minha intenção levantar uma bandeira anti-imperialismo! hehe o ponto aqui é que o café que a Starbucks vende não é americano e sim brasileiro ou colombiano. Então, por que não ter uma marca nacional se a matéria prima é nossa? Curti muito o Juan Valdez nas manhãs e tardes frias de Bogotá e ainda trouxe café pro Brasil pra compartilhar com familiares e também manter viva a lembrança :)
Devotion La Botica de Café
Não é só de Juan Valdez que vive Bogotá. Na cidade ainda é possível experimentar cafés ainda mais exclusivos de variadas regiões do país e com os mais inusitados aromas e texturas. São os chamados cafés gourmet ou café Gran Cru ou até mesmo café boutique. Além do grão, do cultivo e da colheita serem especiais, o modo de preparação da bebida propriamente dita também se utiliza de métodos que passam longe dos métodos convencionais que utilizamos ou vemos no nosso dia-a-dia. Existe toda uma aparelhagem e processos que buscam realçar a expressão mais pura do café.
La Botica de Cafe no Hotel Hilton Bogota |
No hotel que fiquei hospedado tinha uma loja especializada em café gourmet chamada Devotion La Botica de Café. A loja possui um cardápio extenso com vários tipos de café. Toda a aparelhagem da loja assim como o uniforme dos atendentes remontam a uma outra época.
Parei na La Botica de Café em algumas poucas ocasiões para experimentar um pouco desse mundo paralelo mas confesso que o meu paladar não está treinado para isso. Devido a leveza, sabores e cheiros exóticos, para mim que sou leigo pareceu mais que eu estava tomando um bom chá do que café propriamente dito :)
É isso. No próximo post falo um pouco da minha experiência gastronômica em Bogotá.
Abcs,
Renato Vieira
Comentários