Dentro do Estado do Rio de Janeiro, a região serrana é sem dúvidas a região que mais gosto. No verão, seu clima ameno pode proporcionar boas escapadas do massacrante calor carioca. No inverno, há frio de verdade, o que favorece um clima romântico e abre espaço para experiências gastronômicas improváveis no calor. Esses fatores somados a tranquilidade, beleza natural e maior sensação de segurança me atraem muito para a região. Se eu pudesse, moraria em uma das cidades serranas, mas enquanto não realizo esse sonho, vou visitando e curtindo sempre que possível.
O carnaval de 2015 estava chegando e com ele a oportunidade de viajar. O destino que escolhemos para aproveitar a folguinha e fugir do agito e calor da época foi Nova Friburgo. Já na volta de Angra, fizemos a compra da passagem de ônibus pra Friburgo fazendo valer aquela máxima que diz que quem gosta de viajar mal termina uma viagem e já está planejando a próxima.
Poucos dias antes da viagem descobri durante uma conversa com um amigo que ele também iria com a esposa para Friburgo no mesmo período. Com isso, acabamos combinando de subir a serra juntos de carro. Foi assim que, no sábado de Carnaval, Amandinha, Bea, eu e os amigos Marcelo (aquele com quem fui pra Paraty) e Érica partimos para Nova Friburgo.
Viagem tranquila, sem muito transito já que optamos seguir pela Washington Luiz ao invés da Ponte Rio-Niterói. Pela ponte a concorrência é dura já que muita gente passa por ali pra seguir para as cidades praianas da região dos lagos.
Pouco mais de duas horas depois da nossa partida, decidimos parar já no alto da serra para almoçar. Optamos pelo restaurante Le Bon Bec um restaurante francês na estrada Mury-Nova Friburgo. Ao sair do carro já era possível notar a diferença de temperatura do alto da serra em comparação com o que deixamos no Rio. Nada como um refresco na temperatura em pleno Fevereiro! :)
O Le Bon Bec possui um espaço bem decorado e agradável. O atendimento é cortês o que contribui para uma boa experiência. Inclusive, uma das atendentes vendo que estávamos com a neném durante o almoço, ofereceu-se para ficar com a Amandinha no colo enquanto comíamos. Acabamos não aceitando a ajuda já que Amandinha estava bem quietinha, fazendo o reconhecimento visual do novo local.
Para comer, pedimos um Brie Chaud Truffe como entrada. Trata-se de uma peça de queijo brie servido quente com nozes carameladas na geleia de damasco servido com óleo de trufas! Dividimos a iguaria entre os quatro. Muito saboroso e ótimo custo benefício. Apesar do nome chique, essa entrada estava saindo por R$ 30 na ocasião.
Como prato principal as meninas dividiram uma truta (uma das especialidades da serra) enquanto Marcelo e eu dividimos um Bife Ancho de Novilho au Poivre. Tudo excelente e muito bem acompanhado do vinho tinto argentino Altas Cumbres. Um Malbec safra 2013 da região de Mendoza.
Encerramos nossa ótima experiência no Le Bon Bec com sobremesa e café antes de seguir na estrada rumo ao Auberge Suisse, pousada localizada no bucólico distrito de Amparo. Marcelo e Erica nos levaram até lá e combinamos de nos encontrar durante o feriado para fazer alguma coisa juntos. Conto mais do que fizemos nesse carnaval nos próximos posts!
Abcs
Renato Vieira
Comentários