Fevereiro de 2015
Durante o nosso feriado de carnaval em Friburgo não ficamos apenas em Amparo. Bea, Amandinha e eu ainda tivemos tempo para aproveitar alguns pontos turísticos da cidade além de curtir um almoço com Marcelo e Erica num restaurante bem concorrido na região.
Praça do Suspiro, Igreja de Santo Antônio e Teleférico
A Praça do Suspiro é a principal praça de Friburgo. Recentemente foi marcada por ter sido um dos cenários emblemáticos da tragédia da enchente de 2011 quando foi totalmente destruída. Durante a nossa visita quase não havia mais sinais da destruição. Estava quase tudo restaurado incluindo a igreja de Santo Antônio e o teleférico. A praça estava bastante animada quando visitamos. Cheia de família e suas crianças. Aproveitamos para dar o primeiro passeio de teleférico da vida da Amandinha. :)
FRIALP - Queijaria Suíça de Nova Friburgo
Também conhecida como queijaria escola, a Frialp é especializada na produção de queijos e chocolates, seguindo a tradição dos primeiros imigrantes suíços para a região. Além de ponto de venda de seus produtos, é possível observar o processo de produção que acontece lá mesmo em determinados dias e horários.
Demos uma passadinha na Frialp com Erica e Marcelo para fazer umas comprinhas e levar de lembrança de volta pro Rio. Vale a pena a visita mesmo sendo um pouco afastada do centro (fica no km 18 da estrada Friburgo-Teresópolis). A variedade de queijos e chocolates é boa. A Frialp também abriga o Memorial da Colonização Suíça que acabamos não visitando pois estávamos atrasados para a nossa reserva de almoço no restaurante Viva Rô.
Viva Rô
Como falei no início, o Viva Rô é um dos restaurantes mais concorridos da região. Nasceu do casamento da garçonete Rosane com o chef austríaco Harald Riedmann que juntos decidiram abrir o restaurante. Para garantir o almoço ou jantar por lá num final de semana ou feriado prolongado, é imprescindível a reserva por telefone. Marcelo e Erica já conheciam o restaurante e sempre nos falaram bem de lá.
Quanto ao pedido acabei optando pelo filé mignon ao molho gorgonzola com batata rostï. Já a Bea ficou na truta com molho de alcaparra e amendoas. O vinho que acompanhou o nosso almoço foi o chileno Tricyclo, do vale do Colchagua. O vinho era um blend das uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah e a safra 2010.
Tanto o vinho quanto a comida estavam ótimos. O atendimento é muito bom e a Dona Rô está sempre próxima acompanhando tudo e servindo também. Em um dado momento ela inclusive pegou a Amandinha pra liberar nossos braços e saiu andando pelo restaurante, falando com as pessoas com a nossa neném. Com certeza, se tivermos oportunidade voltaremos.
É isso galera. Com esse post fechamos a série Carnaval 2015 em Friburgo. No próximo post vou contar sobre uma viagem que fiz pra Bogotá, cidade que me surpreendeu e gostei bastante de conhecer.
Abcs
Renato Vieira
Comentários