Pular para o conteúdo principal

Fugindo para o Fim do Mundo

Há um tempinho atrás recebi a confirmação de que não trabalharia no período do Carnaval 2013. Essa "conquista" veio com o preço de ter que trabalhar do escritório num regime de plantão durante a virada de ano 2012-2013. Esse "sacrifício", entretanto, valeu muito a pena!
Depois de receber algumas dicas do meu parceiro de trabalho Marcelo, (aquele com quem fui pra Paraty) marquei uma viagem para o extremo sul da Argentina, região Patagônica.  Começaria por Ushuaia, província de Tierra del Fuego, a cidade mais ao sul de todo o planeta conhecida como el Fin del Mundo e onde existe um dos portos com maior movimento de embarcações de passagem para a Antártica.
Saindo de Ushuaia, a ideia era ver as famosas geleiras em El Calafate na província de Santa Cruz. Terminaria a viagem dando uma passada rápida em Buenos Aires e Colonia del Sacramento, sendo essa última cidade no Uruguai.
Essa foi a primeira vez que fiz uma viagem aqui pela América Latina. Apesar de não saber exatamente o que esperar, tinha certeza que seria diferente das viagens que havia feito anteriormente. Graças a Deus só tive gratas surpresas, conheci gente muito bacana e muitos mitos que eu ouvia antes da partida foram derrubados.
A partir de agora e nos próximos posts conto através de fotos e relatos os principais momentos dessa jornada pelas terras dos nossos hermanos que começou no dia 4 de Fevereiro de 2013.
Chegando na Argentina
Comprei as passagens pela Aerolíneas Argentinas e, como não existe voo direto do Rio de Janeiro para Ushuaia, tive que parar no Aeroparque em Buenos Aires.
Boarding pass... Ainda no Galeão

Mais novo carimbo no passaporte
O tempo de espera da conexão era de 5 horas e eu não estava afim de perder esse tempo todo dentro de um aeroporto. Perguntando, achei achei um luggage store no Aeroparque onde pude deixar minha mala pagando AR$ 18 que hoje equivalem a cerca de R$ 7.
River Plate
Malas guardadas, parti de taxi para o Estádio Antonio Vespúcio Liberti mas conhecido aqui no Brasil como Estádio Monumental de Nuñes, casa do River Plate e da seleção Argentina. Todos os brasileiros que conheço que foram a Buenos Aires visitaram a La Bombonera, estádio do Boca Juniors, e deixaram o Monumental de lado. Resolvi dar essa moral pro River que, assim como o Boca, é um grande time, dá muito trabalho aos times brasileiros nas competições sul-americanas e sempre revela bons jogadores para a seleção local.

O tour no estádio inclui a visita ao museu e custa AR$ 50 (R$ 20). Apesar do museu não dever nada para os museus de times de futebol que visitei na Europa, o estádio em si está meio velhinho.

Existe um grande túnel do tempo contando a história do clube e o que vinha acontecendo em paralelo na Argentina e no mundo.

Continuando o percurso, passamos pela sala repleta de troféus e uma maquete do Estádio Monumental. Em seguida, encontramos um extenso mural com uma breve descrição e foto de jogadores importantes que vestiram o uniforme do River Plate como: Sorín, Aimar, Saviola, Ortega, Crespo, D’Alessandro, Angel, Higuaín, Mascherano, Marcelo Salas e etc.
Angel

Higuain

Aimar

Mascherano

Moacir, único brasileiro que achei no mural

Ortega, até hoje adorado no monumental
No andar de baixo, uma exposição de camisas do River Plate de diferentes épocas e na saída uma grande loja da Adidas vendendo produtos licenciados do clube e da seleção argentina.

Chegando em Ushuaia
Terminando o tour no Monumental, voltei pro Aeroparque bem a tempo de tirar a mala do luggage room, fazer o check-in e voar por 3 horas e meia para o Fim do Mundo! Desse voo eu destaco a fascinante vista que se tem de parte da Cordilheira dos Andes e seus picos nevados! Tive que registrar esses momentos em vídeos que podem ser assistidos em alta definição no youtube!

Ao chegar fiquei surpreso com o tamanho e formato do aeroporto. Bem pequenininho. Pareciam 4 cabanas de madeira com tetos azuis enfileiradas.  Recebi um carimbo típico de Ushuaia com os dizeres: “A cidade mais ao Sul de todo o planeta” escrito em espanhol e inglês. Devidamente carimbado, recebi um mapa da cidade e uma lista de passeios turísticos da região antes de pegar o taxi pro hostel FREESTYLE na Avenida Governador Paz.
Passaporte: Carimbo maneiro pra coleção!
Recebi as orientações de um italiano engraçado que trabalha na recepção do albergue, comi alguma coisa e fui descansar. No meu quarto, na primeira noite, tinha um argentino, um brasileiro e um holandes com quem fui conversando e pegando as dicas para começar a me aventurar pela Tierra del Fuego no dia seguinte!

Ushuaia quando eu cheguei
Continuo no próximo post.
Abcs
Renato Vieira

Tiago Vieira disse…
Que relato legal! Não sabia que você tinha saído durante as cinco horas que você tinha que esperar para o seu voo para Ushuaia sair. Pra mim, você tinha ficado lá dentro do Aeroporto!
Quando eu tiver mais tempo assistirei aos vídeos! :-)
Muito bom! Parabéns!
Angelo disse…
Renato, parabéns pelo blog. Muito bacana!! Confesso que fiquei um pouco tentado a conhecer "o fim do mundo". Acho que vou programar minhas próximas férias pra lá. :)

Mas fiquei com uma dúvida: o carimbo que vc recebeu em Ushuaia, é um daqueles carimbos "comprados" (como os que são vendidos na Alemanha) ou faz parte do setor de imigração de lá?

Abraços,
Angelo
Renato Vieira disse…
Oi Angelo, legal que gostou. Recomendo e assino em baixo que você faça uma visita a Ushuaia. Vale a pena! O carimbo oficial da imigração recebi em Buenos Aires quando cheguei. Esse de Ushuaia eles dão no aeroporto, se você pedir. Não precisa pagar nada não! Como são esses da Alemanha? Não conheço. Abcs Renato
Angelo disse…
Renato, obrigado pela resposta. :)
Quanto aos carimbos da Alemanha, eles são na verdade os carimbos de imigração da antiga DDR (em português, República Democrática da Alemanha). Eram os carimbos recebidos quando se atravessava os muros de Berlim. Geralmente, eles são vendidos nos arredores do que sobrou dos muros, por cerca de 5 euros. Porém, esses carimbos não são oficialmente legais. Sei de casos de pessoas que tiveram problemas sérios com a polícia federal por causa desse pequeno "souvenir" histórico. Por isso perguntei sobre o de Ushuaia. Fico com medo de ter problemas depois. Haha.
Renato Vieira disse…
Beleza Angelo, valeu pela explicação tb. Fique tranquilo que esse de Ushuaia é de graça e não dá problema! Abcs

Postagens mais visitadas deste blog

Bariloche: Isla Victoria e Bosque Arrayanes

Bariloche, Abril 2016 No post anterior falei um pouco da nossa chegada em Bariloche iniciando o nosso tão esperado período de férias. A partir de agora vou registrar alguns dos passeios que fizemos na região que é riquíssima em belezas naturais como é comum em toda a Patagônia! Não vai dar pra falar de tudo em apenas um post então essa é apenas uma primeira parte. Passeio de barco a Isla Victoria A Isla Victoria é uma ilha protegida pela reserva ambiental do Parque Nacional Nahuel Huapi. Compramos o passeio pra lá na agencia de turismo Turisur que tem pelo menos duas lojas no centrinho da Bariloche. Para chegar até a ilha, um ônibus da agencia nos levou do apartamento até o Puerto Pañuelo que fica próximo ao famoso Hotel Llao Llao. Do Puerto Pañuelo embarcamos num catamarã de outra agencia, a CAU-CAU, e iniciamos a navegação pelo lago Nuhuel Huapi. Apertando Amandinha na entrada do Puerto Pañuelo Já na Isla Victoria, as atividades foram: caminhadas em trilhas leves

Pôr do Sol ao som de Bolero de Ravel - Praia do Jacaré - João Pessoa

João Pessoa, Maio de 2016, Vista da Praia de Tambaú a partir do hotel - Maio de 2016 O último final de semana das nossas férias havia chegado e com ele um novo destino: João Pessoa, capital da Paraíba... distante um pouquinho mais de duas horas de estrada vindo de Pipa . Eu já havia visitado João Pessoa antes, em 2008. Na ocasião estava a trabalho mas graças aos colegas paraibanos da empresa que eu trabalhava a época, consegui conhecer alguns dos pontos principais de JP numa verdadeira maratona depois do horário de trabalho! Lembro que daquela vez almoçamos peixe na Praia de Tambaú, fomos até a Ponta do Seixas (ponto mais oriental de toda a América) e curtimos o famoso Pôr do Sol da Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel... Flashback: Ponta do Seixas 2008 Flashback: Praia de Tambaú 2008 Voltando para 2016, mais uma vez a passagem pela capital paraibana seria curta ... ficaríamos apenas 30 horas na cidade... Pipa, onde estávamos até então, fica exatamente no me

Confeitarias de Bariloche - Chocolates Rapa Nui

Bariloche, Abril de 2016 Neste e no próximo post estarei fechando os relatos sobre Bariloche, falando sobre lugares especiais na cidade onde curtimos nossos chocolates, alfajores, doces de leite, cafés e tudo de açucarado que combina tão bem com o frio que faz por lá! Vou comentar basicamente sobre três lojas que ficam na calle Mitre , a uma curta caminhada de distância uma da outra... Vamos começar com a Chocolates Rapa Nui de Bariloche ! Chocolates Rapa Nui A maior das confeitarias que visitamos em Bariloche foi a Rapa Nui . Fomos lá pelo menos três vezes na semana em que estivemos na cidade, sempre depois do almoço para tomar um café e saborear uma sobremesa no belo e amplo salão da confeitaria, todo no estilo Art Nouveau ! Balcão na entrada da Rapa Nui Bonito vitral no teto do salão da confeitaria Rapa Nui em Bariloche Parte do salão da confeitaria Rapa Nui Escolhendo o próximo pedido na RapaNui A Rapa Nui começou em Bariloche produzindo chocol

Bariloche: Cerro Tronador e Ventisquero Negro

Bariloche, Abril de 2016 Ainda sobre os passeios em Bariloche... Cerro Tronador e Ventisquero Negro (Glaciar Negro) Assim como os passeios para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes , compramos o tour para o Cerro Tronador na Turisur. Esse era o passeio que eu mais tinha expectativas desde o início do planejamento do roteiro da viagem! Como seria quase um dia inteiro passeando a céu aberto, deixamos pra fazê-lo no dia com menor probabilidade de chuva possível e graças a Deus deu certo! Na estrada: Ao fundo a cabeceira sul do Cerro Catedral e o Lago Gutierrez O Cerro Tronador é um vulcão extinto de aproximadamente 3.490 metros, localizado em um dos pontos fronteiriços entre Argentina e Chile. No cume desse vulcão, há precipitação de neve o ano todo o que gera uma acumulação de gelo. Esse gelo acumulado por sua vez forma o Glaciar Manso . Como o Glaciar Manso está no cume do vulcão e constantemente em movimento, há sempre queda de gelo para a base do vulcão. O ruído

Bariloche: Seis dicas de onde comer boa carne!

Bariloche, Abril de 2016 Concluídos os relatos sobre os passeios mais importantes que fizemos em Bariloche , quero entrar agora em uma outra parte da viagem que foi igualmente gostosa: Os restaurantes! Em Bariloche comemos em lugares bem legais e com preços bem acessíveis se comparados com restaurantes do mesmo padrão no Rio de Janeiro por exemplo... E a nossa dieta em Bariloche foi estritamente carnívora! Se no nosso prato não tinha algum corte tradicional do churrasco argentino, pode contar que tinha o folclórico Cordeiro Patagônico! hehe Restaurante da hosteria La Casita Andando pelo centrinho de Bariloche, próximo a hora do almoço, descobrimos sem querer esse restaurante pequeno, arrumadinho, todo decorado no estilo alpino, dentro de uma hosteria (pousada). Lá entramos e fomos muito bem recebidos num ambiente aconchegante, rústico e com atendimento familiar!   Nós no restaurante da hosteria La Casita em Bariloche Vista da janela onde estávamos no La Casita